Como solicitar Escritura Declaratória de posse com Registro Público para Usucapião de terrenos e imóveis em 5 dias úteis...
- Assessoria Web Imóveis

- 28 de fev.
- 3 min de leitura
Atualizado: 6 de abr.
A escritura declaratória de posse com registro público para processo de Usucapião Extrajudicial é um instrumento legal utilizado para formalizar a posse mansa e pacífica de um imóvel por parte de uma pessoa, sem que haja a transferência da propriedade. Ela é uma alternativa para aqueles que possuem a posse do imóvel há mais de cinco anos, mas ainda não preenchem os requisitos necessários para obter a propriedade por meio do processo de usucapião.
Neste artigo, vamos abordar os principais aspectos relacionados à escritura declaratória de posse, como sua definição, como funciona, quais são seus requisitos, vantagens e desvantagens, entre outros pontos relevantes.
Acompanhe!
O que é escritura declaratória de posse com registro público ?
A escritura declaratória de posse com registro público é um documento emitido por um cartório de registro de títulos e documentos, no prazo máximo de 5 dias úteis, que registra a declaração de posse de um imóvel por parte de uma ou mais pessoas, sem que haja a transferência da propriedade. Ela é utilizada quando o possuidor não tem a documentação necessária para comprovar a propriedade do imóvel, mas possui a posse mansa e pacífica do mesmo há mais de cinco anos, sem interrupções.
Dessa forma, a escritura declaratória de posse serve como um meio de formalização da posse, o que pode facilitar a obtenção de crédito para a realização de melhorias no imóvel, entrada em processo de usucapião, abertura de matrícula de IPTU e instalação de hidrômetro por parte da companhia de agua da comarca do imóvel por exemplo.
Como funciona a escritura declaratória de posse com registro público?
Para obter a escritura declaratória de posse com registro público, o interessado deve entrar em contato com o suporte da Galdinos Associados e apresentar os documentos necessários. O atendente, por sua vez, irá verificar se o possuidor preenche os requisitos para obtenção do documento.
Se tudo estiver em ordem, o profissional irá lavrar o registro da declaração de posse, que deve ser assinada pelo(s) possuidor(es) e pelas testemunhas, e registrada no cartório de registro de títulos e documentos da região onde o imóvel está localizado, tudo feito pelos profissionais da Galdinos Associados e entregue em até 5 dias úteis.
Quais são os requisitos para a escritura declaratória de posse com registro público?
Para obter a Escritura declaratória de posse com registro público, o possuidor deve preencher os seguintes requisitos:
Possuir o imóvel ou terreno por um período superior a 30 dias;
Ter acesso ou estar morando no respectivo imóvel ou terreno;
Não haver ação judicial envolvendo a propriedade do imóvel;
Possuir comprovante de residencia(qualquer comprovante serve) do respectivo imóvel ou terreno.
Quais são as vantagens e desvantagens da Escritura declaratória de posse com registro público?
Entre as principais vantagens da escritura declaratória de posse com registro público, podemos destacar:
Facilidade para obter crédito: Com a escritura declaratória de posse, o possuidor pode conseguir crédito para realizar melhorias no imóvel, por exemplo.
Formalização da posse: A escritura declaratória de posse formaliza a posse do imóvel, o que pode ajudar o possuidor a se proteger contra eventuais ameaças ou tentativas de retomada do imóvel por terceiros.
Abertura de matrícula de IPTU ou troca de titularidade.
Instalação de hidrômetro independente da companhia de águas da comarca do imóvel.
instalação de relógio(marcador) de luz da companhia de eletricidade da cidade do imóvel.
Portanto, a Escritura declaratória de Posse com registro público para Usucapião garante que o possuidor do imóvel tenha um documento que formaliza a sua posse mansa e pacífica, ou seja, comprova que o possuidor ocupa o imóvel há mais de cinco anos sem interrupções e de forma incontestável. A escritura declaratória de posse é registrada no Cartório de Títulos e documentos e passa a dar garantia jurídica a quem antes não possuia nenhuma documentação anterior do imóvel
Com isso, a escritura declaratória de posse com registro público pode ser considerada uma forma de proteção jurídica do possuidor, uma vez que formaliza a sua posse perante terceiros e pode ser utilizada como prova em caso de disputas judiciais envolvendo a propriedade do imóvel
.






Comentários